Não morri, ando na apanha do tomate

Perdoem-me senhores e senhoras mas, desde que comecei a trabalhar na estufa não tenho tido tempo para vir aqui. Voltei aos horários de trabalho abrutalhados. Saio de casa às 6 e volto perto das 19, tal como quando trabalhava na ETAR de Bruxelas e, tirando os dias que vamos a casa de família jantar ou tomar café, restam pouquinhos que usamos para dar uso à nossa box Belgacom, onde agendamos previamente a gravação de filmes (tipo Meo, presumo).
Lá no trabalho corre tudo bem, faz amanhã um mês que comecei. Como é lógico não há um único belga a não ser o patrão, portanto sou eu, 20 e tal marroquinos e 4 polacos. Como me entendo com eles? Os polacos falam inglês e os marroquinos francês ou nederlands. Confusão. Tive de ir buscar o francês ao baú, mas já consigo manter algu!mas conversas.
Nos primeiros dias, levantava-me cedíssimo e ia de bicicleta até à estação, apanhava o autocarro e depois andava uns 20 minutos a pé; depois arranjei uma bicicleta desdobrável para levar comigo no bus, chegar ao destino e pedalar até ao trabalho; agora, vou com o Aziz de carro, muito melhor, tirando a parte de ter de levar com música árabe em volume de me rebentar os tímpanos desde que entro no carro até sair.
Em relação às minhas funções propriamente ditas, variam consoante os dias. Às 2as, 3as e 5as corto troços de tomate e meto em cestos que são transportadas num carrinho. Às 4as e 6as corto os ramos de folhas para não fazerem sombra à fruta e assim poderem crescer mais rápido. Não é duro mas muito cansativo, porque são funções de repetição como numa linha de montagem, 10 horas por dia. A parte, a modos que lixada, é a temperatura. Ontem estavam 30 graus na rua, e quando saí parecia-me fresco. Pois, lá dentro pode chegar aos 40 e tal, 50 graus, num ambiente húmido. Uma espécie de micro-clima tropical...
Transpiro que nem um porco mas, estou satisfeito por ter finalmente encontrado um trabalho remunerado em condições.


Tem sido esta a minha vida durante a ausência destas lides, e penso que continuará a ser nos próximos meses, portanto, a actualização deste espaço será esporádica. Adicionem-me nos vossos Feed Readers, se tiverem. Se não tiverem, não deixem de cá vir ò mastronços.
publicado por Mário às 10:38 | link | comentar | partilhar