Mário - O Carpinteiro

Se é verdade que uma vida fácil não tem piada, então a minha tem um piadão do car...
Há duas semanas que trabalho numa empresa de carpintaria que se dedica exclusivamente à construção e renovação de telhados. Aqui nas terras baixas, as casas têm este aspecto:


A estrutura dos telhados é toda ela em madeira e somos nós que a fazemos. Portanto, o primeiro desafio tem sido familiarizar-me com o manuseamento da madeira, os cálculos que levamos em conta, como se processa, e como se concretiza. Basicamente, aprender a trabalhar.
O segundo desafio tem sido a agilidade, ou a falta dela. Temos de andar literalmente empoleirados, por vezes em ripas de madeira com 3 centímetros de largura e, se bem que não tenho grande medo de alturas, sou um indivíduo - vá lá - pesadote.
Por fim, o derradeiro desafio tem sido a língua. Se bem que o patrão fala inglês, os outros funcionários só falam holandês (com dialecto da Flandres) e nem francês entendem. Portanto tem sido árduo decorar tantos nomes de ferramentas e materiais, alguns que nem sei como se chamam em português.
Contudo, tenho notado grandes melhorias nos últimos dias e penso que tenho capacidade para lutar nestas três frentes. Força de vontade não me falta. E na minha opinião o trabalho é interessante e aqui significa um bom futuro. É uma profissão bem paga e ao contrário de Portugal, é bastante valorizada. Só me resta agarrá-la com unhas e dentes...
publicado por Mário às 09:15 | link | comentar | partilhar