Os meus coleguinhas

Trabalho com gente de vários países, excepto belgas. Pois, apanhar tomates numa estufa não é coisa que os nativos deste país apreciem muito. A cena deles é mais escritórios e trabalhos especializados. O resto, e até como é óbvio, fica para nós, estrangeiros oriundos de países do 3º mundo.
Feita a introdução, posso passar a elaborar a lista de características que tenho vindo a observar nos meus colegas:

Os Marroquinos
São a maioria, cerca de 20. Pelo meio há um ou outro argelino, mas eles são os próprios a afirmar que é tudo a mesma merda. O primeiro aspecto a realçar é que gritam muito, e muito alto. Ao início pensava que se chateavam a toda a hora mas não, é mesmo deles. Comem com as mãos e todos do mesmo prato, e sempre, invariavelmente frango ou cabrito com molho amarelo. Ao pequeno-almoço mergulham pão em azeite e acompanham com leite. Uvas são comidas como azeitonas, a acompanhar a refeição. Cantam enquanto trabalham e fazem rezas aos gritos. Alguns (os mais conservadores) rezam 5 vezes ao dia, de joelhos , com o tapete virado para Meca, claro.

Os Polacos
São 4. Muito reservados até dizermos a palavra "vodka". Aí escangalham-se a rir e a fazer sinal positivo com o dedo. Apanham tomate para comer nas 3 pausas, para puderem comprar álcool no fim-de-semana, presumo...

O Macedónio
É a minha boleia. Bom conversador mas com um aspecto completamente assustador. Um bocadinho mentiroso, mas eu finjo que acredito e somos ambos felizes. Nunca o vi beber água. Coca-cola ou Ice Tea é o que hidrata aquele homem. Tem alergias à planta e as abelhas picam-lhe demasiadas vezes, não sei porquê.

O Ganês
Foi jogador de futebol, agora apanha tomate. Passa as 10 horas a falar ao telemóvel através do auricular, e o mais engraçado é que faz gestos, como se conversasse com um Casper do Gana, mais escurinho que o do desenho-animado claro. Come esparguete com carne picada quase todos os dias, e quando não é isso, é arroz com carne picada. Leva toneladas de tomate para casa o que me leva a crer que quando acabar o trabalho ali vai abrir uma multinacional de ketchup.

O Português
Rapaz dotado de grande capacidade intelectual, extremamente bonito e bem educado.
publicado por Mário às 22:39 | link | partilhar