Aprender Holandês

Desde que vim para esta parte da Europa (Holanda/Bélgica) que tenciono aprender o nederlands (em português: neerlandês, vulgo holandês) mas confesso que a força de vontade não me tem deixado compenetrar nos estudos. Passado mais de um ano sei pouco vocabulário, nomeadamente aquele básico do diálogo tradicional de loja. Bom dia, obrigado, se faz favor, desculpe, etc... Para que esteja num nível tão básico também contribuiu o facto de ter trabalhado muito tempo apenas com portugueses na provincia de Bruxelas que é maioritariamente francófona. Ou seja, lidei mais com a minha língua materna e com o francês que propriamente com a língua da área onde resido. Agora que estou por casa numa espécie de férias forçadas, tenho tempo livre para melhorar os meus conhecimentos, e depois de ver o progresso assinalável que o meu irmão teve no uso do nederlands em apenas 5 meses, e do incentivo recebido por parte da Joana, decidi que hoje seria o dia 1 na demanda pela aprendizagem desta língua germânica. E quando meto na cabeça uma coisa, já se sabe...
Como sei que não sou o único português (ou falante de) que tenciona aprender a língua, passarei a disponibilizar neste sítio os recursos utilizados para o efeito, e os progressos diários e/ou semanais que tenho feito. Numa espécie de partilha de aprendizagem com quem tiver o mesmo objectivo.

Para começar, há que destacar que, se dominarem o inglês tudo se torna muito mais fácil pois existem alguns cursos online como o speakdutch.nl e o learndutch.elanguageschool.net cuja qualidade das explicações (pelo que me pareceu) é bastante boa. Depois temos o wiki dutchgrammar.com que disponibiliza uma versão em pt-br bastando para isso clicar na bandeira brasileira no canto superior direito da janela. Como dicionário, encontrei um muito completo (depois de feitos alguns testes). É o Travlang Portuguese - Dutch Online Dictionary e é gratuito, tal como os cursos que referi anteriormente.

Tendo os recursos necessários, haja paciência, concentração e força de vontade.
publicado por Mário às 14:04 | link | comentar | partilhar